terça-feira, 30 de novembro de 2010

II CONGRESSO DIOCESANO DA PASTORAL DA CRIANÇA EM JEQUIÉ



O Dia Nacional da Pastoral da Criança 05 de Dezembro será celebrado em Jequié com a presença da Coordenadora Nacional Ir. Vera Lúcia Altoé

A Pastoral da Criança da Diocese de Jequié/BA celebra nos dias 04 e 05 de dezembro o II Congresso Diocesano em comemoração ao Dia Nacional da Pastoral da Criança e em homenagem àquela que deu sua vida em promoção dos menos favorecidos. Com o tema: Vida e Missão, lema: Drª. Zilda modelo de fé e vida o Congresso retratará a história e ação missionária de Zilda Arns e a dedicação dos líderes voluntários em defesa da vida.

O Dia Nacional da Pastoral da Criança foi instituído através da Lei nº 11.583, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 28 de novembro de 2007.

Ações simples como visita domiciliar, celebração da vida e reunião de avaliação e reflexão ajudam a salvar vida. Em Jequié, a Pastoral está presente em todas às 23 cidades que formam a Diocese. São mais de 770 líderes voluntários atuando em 214 comunidades acompanhando cerca de 7.300 famílias, 8.900 crianças menores de seis anos de idade e 389 gestantes, recebendo orientações sobre o valor nutritivo, ajudando a identificar a desnutrição, a fortalecer o aleitamento materno, e tantas outras ações simples, baratas e facilmente replicáveis.

A Coordenadora Nacional, Irmã Vera Lúcia Altoé, vem a Jequié pela primeira vez, para conhecer as lideranças e celebrar conosco desse dia, participando do Congresso.À noite do sábado(04), ela se reunirá com a imprensa e em seguida com os coordenadores paroquiais e de ramo, bem como toda equipe de formação diocesana para explanar sobre o tema: Missão e Serviço na Pastoral da Criança. No domingo a concentração das lideranças será no Colégio Social com várias apresentações culturais, animação, palestras, oficinas para as crianças e a celebração da Missa presidida pelo bispo Diocesano Dom Cristiano Krapf.

Mudança de Coordenação

Além de festejar o Dia da Pastoral da Criança o Congresso tem a finalidade de passar a Coordenação Diocesana, pois segundo regimento da própria Pastoral, um coordenador só poderá ser reeleito por quatro (4) mandatos consecutivos com duração de dois anos, totalizando assim, oito (8) anos de coordenação. A Irmã Maria Luiza Mota da Silva, atual coordenadora Diocesana, completou seus oito anos e passará a missão de coordenar para a Ir. Maria Lúcia Souza Silva, que também faz parte da Congregação Medianeira da Paz.

DIA 04 DE DEZEMBRO

Horário: 19h- Encontro com a imprensa
Logo após, palestra e reunião da Ir. Vera com os coordenadores;
Tema: Missão e Serviço na Pastoral da Criança.
Local:Av. Arthur Sanches,56 – Mandacaru.

DIA 05 DE DEZEMBRO

Horário:8h- Abertura do Congresso
Local: Colégio Social-Avenida Franz Gedeon,485/Jequié-BA

Informações:

Avenida Exupério Miranda,77. Mandacaru/Jequié
Telefone: (73) 3525-7662
Email: pcrianc@ig.com.br

Ass. de Imprensa Pastoral da Criança Jequié
Nayane Gonçalves















segunda-feira, 29 de novembro de 2010

BIOGRAFIA DA IRMÃ VERA LÚCIA ALTOÉ



Indicada por Dom Algo Di Cillo Paggoto, presidente eleito do conselho diretor da Pastoral da Criança, para assumir a coordenação nacional da Pastoral da Criança.

Irmã Vera Lúcia Altoé, 51 anos, é capixaba, natural de Cachoeiro do Itapemirim. Educadora formada em pedagogia, também estudou teologia e espiritualidade. É pós-graduada em alfabetização e em ensino religioso. Viveu até os 13 anos na fazenda de seus pais, quando foi estudar primeiramente em Barra do São Francisco e depois em São Paulo, em colégios de irmãs, período em que teve clareza de sua vocação e ingressou na vida religiosa. Após concluir os estudos, foi enviada em missão para o Mato Grosso, onde há 31 anos atua na Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como Irmãs Azuis.

Começou seu trabalho na Pastoral da Criança quando foi morar na favela situada no Jardim Vitória, em Cuiabá (MT), em 1997. Exerceu a coordenação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Cuiabá, entre 1997 e 2001. Em seguida foi eleita coordenadora estadual do Mato Grosso, função que exerceu entre 2001 e 2004. Nos últimos quatros anos integrou o Conselho Diretor da Pastoral da Criança, como secretária.

Segundo ela, seus principais desafios como nova coordenadora nacional são continuar dando respostas positivas à missão da Pastoral da Criança, acolher e respeitar as diferenças e aprender a ser uma gestora em âmbito nacional. Para Irmã Vera Lúcia, coordenar o trabalho de 270 mil voluntários é uma oportunidade de gerar vida, sobretudo onde ela se encontra mais fragilizada.

“Graças ao trabalho voluntário é possível atender as necessidades de milhões de crianças e gestantes, resgatar sobretudo a auto-estima, promover a saúde, a educação, a cidadania e abrir oportunidades para que mais crianças e gestantes possam receber essa benção que é a Pastoral da Criança. Vou me dedicar a ampliar a cobertura das crianças e famílias pobres, com atenção especial a formação e capacitação de nossos voluntários”, afirma Irmã Vera Lúcia.

                                                             http://noticias.cancaonova.com

sábado, 27 de novembro de 2010

IRMÃ LUIZA, MULHER GUERREIRA!


Coordenar um grupo, um movimento uma pastoral não é fácil!Imagine ainda se essa coordenação for a nível de diocese e essa pastoral for a  Pastoral da Criança!

Zelar pela parte burocrática da entidade, reuniões com líderes, coordenadores, equipe diocesana, reuniões externas com o conselho de saúde, assistência social, visitas assíduas ao Hospital, problemas com membros da Pastoral, envolvimento com a Pastoral Carcerária... essas são algumas das muitas atividades executadas com empenho e força de vontade pela Ir.Maria Luiza Mota da Silva- coordenadora diocesana da Pastoral da Criança/Jequié-BA.

Joilson padrinho e Ir.Luiza antes da Colação de Grau
Diante de tantas atribuições, ansiedade, compromissos Ir.Luiza resolve realizar seu  grande sonho: fazer faculdade de administração e se tornar uma  admistradora.Não foi fácil!Mas quem disse que seria?Quantas noites sem dormir direito?Sem se alimentar adequadamente?Quantas faltas na faculdade por conta de reuniões e de congressos da Pastoral da Criança? E os retiros da congregação Medianeira da Paz, a qual faz parte?

Nessa longa trajetória de conciliação entre estudo e Pastoral da Criança a palavra que define a Ir. Luiza é superação!Superar tendo em mente a força que  o Cristo ressuscitado lhe daria, e seguir em frente com seu sonho e não abrir mão da missão que lhe foi confiada: salvar vidas.

Com esforço, simplicidade, humildade e grande força de vontade Ir.Luiza realiza seu sonho! Recebe o título de bacharel em Administração. E em poucas palavras agradece a todos que a compreenderam e acreditaram na realização desse sonho.“dedico essa vitória a todas as minhas crianças da Pastoral da Criança” ressalta  emocionada a Ir. Maria Luiza Mota da Silva.



Nayane Gonçalves
Assessora de Imprensa Past.Criança
 Foto:Arquivo Pastoral

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PROGRAMA DE RÁDIO VIVA A VIDA:20 ANOS COM VOCÊ!


O programa de Rádio "Viva a Vida" da Pastoral da Criança chegou a sua edição número 1000. São 20 anos de serviço às comunidades, levando através do rádio, informações sobre saúde, nutrição, educação e cidadania. Através do "Viva a Vida", a Pastoral da Criança busca orientar as famílias das comunidades mais empobrecidas do Brasil. Este programa é semanal, com 15 minutos de duração, e é transmitido gratuitamente por quase 3.000 emissoras no país inteiro.

O Programa Viva a Vida veicula temas sobre saúde, nutrição, educação, direitos, organização comunitária e outros de interesse desse público. Em atenção às diferenças regionais, o programa é gravado em dois locais distintos: em Curitiba/PR, para o Sul, Sudeste e Centro-oeste; em Teresina/PI, para o Norte e Nordeste. As matrizes e distribuição dos programas são feitas em Curitiba, no estúdio de áudio da Pastoral da Criança.

Na diocese de Jequié tanto o Viva a Vida Nacional como o local  é veiculado nas seguintes cidades:Jequié, Manuel Vitorino,Maracás,Irajuba,Planaltino,Km 100,Itagi, Dário Meira.

Fonte:site da Pastoral da Criança

DIA DE CELEBRAÇÃO! UM ANO DE REATIVAÇÃO!


A Paróquia de Cristo Rei/Jequié celebrou  no mês de novembro um ano de reativação da Pastoral da Criança.Essa alegria foi comemorada com a Santa Missa presidida pelo Pároco Jaron  que na sua homilia enfatizou as ações da Pastoral em defesa da vida.
Os líderes da Pastoral fizeram-se presentes bem como participaram ativamente da  liturgia da Santa Missa.Logo após a Missa dirigiram-se para o salão e degustaram de um delicioso bolo em comemoração ao primeiro ano de reativação da Pastoral da Criança na Paróquia. 
Parabéns a todos os líderes que ajudam a salvar vidas!







Nayane Gonçalves-Comunicadora Diocesana
Fotos:Orkut da Pastoral da Criança de Cristo Rei



sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FORMAÇÃO CONTÍNUA-SAÚDE DA MAMÃE


Os líderes da Pastoral da Criança da Paróquia São Roque-Lafaiete Coutinho/BA reuniram-se no Salão Paroquial no dia 18(dezoito) de novembro de 2010 para juntos estudarem sobre a Saúde da Gestante,todos compartilharam lendo e descutindo sobre a importância de obterem informações e lavá-las as famílias que são acompanhadas pela Pastoral da Criança.
Os sub-temas estudados abordavam vários tipos de doenças tais como: a sífilis a pneumonia, diabete na gestação .Todos ficaram maravilhados e sugeriram outro encontro para aperfeiçoarem ainda mais seus conhecimentos, afim de melhor acompanhar as famílias.

 
Claudiana Carvalho -Coordenadora Paroquial

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

20 DE NOVEMBRO - REZAR E AGIR PELA CRIANÇA

Com entusiasmo vamos fazer uma corrente de colaboração entre as religiões da comunidade na semana do dia 20 de novembro, dia mundial de oração e ação pelas Crianças. No Brasil este é também o dia da Consciência Negra. "Nós queremos congregar as diferentes religiões num apelo global para que a criança seja respeitada, protegida e amada". (Dra. Zilda Arns, no evento de abertura do Dia de Oração e Ação em 2009).

Junto com as iniciativas nas comunidades do país, o Comitê Gestor da GNRC Brasil e a Pastoral da Criança vão promover celebrações inter-religiosas nas Cidades de Porto Alegre (Região Sul), de São Paulo (Região Sudeste), de Brasilia (Região Centro-Oeste), de Belém (Região Norte) e de Recife (Região Nordeste).

A programação dos eventos vai contemplar um momento de mística, no qual cada tradição religiosa expressará sua forma de rezar e a definição de uma ação concreta, relacionada com os temas deste ano: aleitamento materno, racismo e discriminação e violência. Conheça mais sobre o dia de oração e ação no link http://www.dayofprayerandaction.org/ ou saiba o que foi feito em Brasilia em 2008 e 2009 no link http://lac.gnrc.net/es/brazil/brasil.html

Em colaboração com a Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC), a Pastoral da Criança convida a todos para rezar a Oração pela Criança durante as visitas, no dia da celebração da vida e na reunião de avaliação e reflexão.

As Tradições Religiosas e Igrejas da comunidade podem definir iniciativas locais no período de 15 a 21 de novembro de 2010 como:

* Celebrações inter-religiosas, com símbolos, vigílias, procissões;
* Atos culturais e inter-religiosos;
* Feira de cartazes e pinturas e rodas de experiências positivas nas escolas e nas aulas de catequese sobre a Convenção sobre os Direitos da Criança;
* Atividades nas praças com a participação das crianças e adolescentes;
* Evento sobre a situação da criança no Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente
* Divulgação do dia 20 de novembro nos murais, rádios e jornais. A infância é um presente sagrado, que deve ser protegido por todas as religiões do mundo! Divulgue as iniciativas, e envie fotos e relatos deste dia para a coordenação nacional, junto com as FABS!
Fonte:www.pastoraldacriança.org.br

Oração pela Criança


Senhor da Vida, que nossas crianças sejam como Vós o desejais!
Que nossa FÉ ajude a buscar mais dignidade e qualidade de vida para
as crianças de nossa comunidade, cidade, do Brasil e do mundo.
Senhor, em muitos lugares a idolatria da riqueza é uma ameaça para a paz.
Nosso planeta está cada vez mais explorado e poluído, e as crianças são as
primeiras a sofrer quando o egoísmo toma conta do coração das pessoas.
Dá-nos coragem para mudar esta história!
Ajudai-nos a lutar contra as causas que promovem o empobrecimento,
a injustiça e a opressão das crianças e suas famílias.
Dai-nos força para impedir que hoje meninas e meninos sejam explorados,
forçados a trabalhar e envolver-se com drogas,
dormir e acordar com fome e sede, não tenham escola para estudar,
espaço seguro para brincar e morram por causas que podem ser prevenidas.
Queremos o bem-estar da criança e o respeito aos seus direitos.
Vamos protegê-la durante toda a sua vida, que é sagrada.
Que o Teu espírito nos ilumine para cuidar da criança desde o ventre da mãe,
e garantir os seus direitos de cidadania. Que ela receba as vacinas e leite materno,
alimentação adequada, água limpa, oportunidades para se desenvolver plenamente.
Senhor da Vida, junto com nossas crianças, em uma só voz,
agradecemos todo o bem que foi feito por tantas pessoas de boa vontade.
Nossa força está em TI, que nos leva a ação para construir um mundo
no qual a criança possa ter vida, e vida em abundância!

Amém!

domingo, 7 de novembro de 2010

PASTORAL DA CRIANÇA EM NOVAS COMUNIDADES



É com muita alegria, que o trabalho de discípulos e missionários da Pastoral da Criança na Paróquia Senhora Sant’Ana no Município de Marcionílio Souza/BA, chega em mais duas comunidades rurais.Graças ao esforço da equipe paroquial, dos líderes e equipe de apoio das mesmas comunidades que, juntos lutaram para essa implantação.
Já somos agraciados com esta benção de Deus em dez comunidades da nossa Paróquia. Com amor e carinho chegamos a mais uma vitória de ter a Pastoral da Criança presente também nestas comunidades: Sagrado Coração de Jesus e Sagrado Coração de Maria.
A primeira Celebração da Vida na comunidade Sagrado Coração de Jesus foi no dia 24 de outubro, momento esse de muita festa e de alegria para todos que formam a Pastoral da Criança na Paróquia. As crianças se divertiram bastante com a ação brinquedos e brincadeiras realizada pela multiplicadora Sidineya Matos .

Contamos também com a presença da coordenadora de Ramo Edineia Rocha, as capacitadoras do guia 2007 e alguns líderes. Agradecemos primeiramente a Deus pelo dom da vida, a nossa coordenadora Diocesana, Irmã Maria Luiza, que sempre nos incentivou nessa missão e todas as comunidades pelo o apoio e realizações.

Deus os abençoe sempre!

                                           Colaboração: Sidineya M. Santos e Edineia R.B. dos Santos


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CAMPANHAS PARA A PREVENÇÃO DE MORTE SÚBITA NA INFÂNCIA


No ano de 1983 nos EUA a taxa de morte súbita era de 1,5 por mil nascidos vivos. Dez anos depois, a taxa de morte súbita se mantinha estável. No ano 1992 a Academia Americana de Pediatria, em conjunto com a campanha educacional conhecida como “Back to Sleep”, recomendaram colocar as crianças para dormir com a barriga para cima, com o intuito de diminuir o risco deMSI. Esta iniciativa contribuiu para reduzir a incidência de MSI. Esta estratégica conseguira reduzir a incidência de MSI em 60%, de 1,2 óbitos por MSI por mil nascidos vivos em 1992 para 0,49 óbitos por mil no ano 2003 como se observa na Figura 1.

Figura 1: Taxas de óbito por morte súbita infantil nos EUA, 1988-2003
Fonte: CDC and National Center for Hearth Statistics.

Esta redução dos óbitos infantis por MSI ocorreu em diversos países após o desenvolvimento de campanhas semelhantes que promoviam colocar a criança barriga para acima para dormir. Como exemplo, a campanha desenvolvida em 1991 na Inglaterra conseguiu reduzir o número de óbitos por MSI em 75%, como se observa na figura 2.


Figura 2: Taxas de óbito por morte súbita infantil na Inglaterra e Wales, 1984- 2003.

Uma vez que campanhas que recomendam a posição para dormir de barriga para acima mostraram importantes reduções dos óbitos por SMI, justifica-se plenamente a adoção desta medida em atividades de educação em saúde.

Fonte:Pastoral da Criança

PESQUISA FEITA EM PELOTAS SOBRE A MORTE SÚBITA NA INFÂNCIA


Na década de 1980, Victora  colaboradores investigaram os óbitos infantis de crianças residentes em 10 cidades gaúchas, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre por meio de estudo de casos e controles (Rev Saude Publica 1987; 21(6):490-6). Foram identificadas 72 mortes súbitas na infância (MSI), o que representava um coeficiente de mortalidade por Morte súbita na Infância de 1,0 por mil. O risco para meninos foi cerca de 1,4 vezes maior do que para meninas.

As mortes por MSI foram mais freqüentes no primeiro e no terceiro mês de vida. Houve uma nítida concentração dos óbitos nos meses de inverno com a mais alta incidência em julho. O risco foi maior para crianças de baixo peso ao nascer, para aquelas que residiam com outras crianças menores de 5 anos, para crianças que não recebiam aleitamento materno exclusivo e para os filhos de mães com baixa escolaridade, fumantes e jovens.

Na cidade de Pelotas no ano 2006 ocorreram 10 óbitos por MSI, constituindo uma taxa de morte por MSI de 2 por mil nascidos vivos. Uma pesquisa realizada com todos os bebês nascidos em Pelotas no ano de 2004, revelou que somente 20,8% (829 crianças) dormiam de barriga para cima como é o aconselhado internacionalmente. Das restantes crianças, 4,7% dormiam de barriga para baixo e 74,5% dormiam de lado. Essa pesquisa acompanhou 3.985 crianças, por 3 meses.


Fonte:Pastoral da Criança

BEBÊS DEVEM DORMIR DE BARRIGA PARA CIMA


Estudos mostram que o simples fato de colocar o bebê em posição correta para dormir pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita.

De barriga pra cima. Essa é a maneira correta de deitar a criança até completar um ano de vida para reduzir os riscos de morte súbita, segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.
A afirmação é do Dr. Cesar Victora, doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pesquisador da UFPel e coordenador do Comitê de Mortalidade infantil da cidade de Pelotas desde o ano de 2006. Nesse ano foram constatados 10 casos de prováveis Mortes Súbitas na Infância (MSI), do total de 66 óbitos registrados entre os 4.248 nascidos vivos na cidade de Pelotas (RS). Segundo Victora, há formas de reduzir o risco de morte súbita em bebês e uma delas é deixá-los dormindo de barriga para cima.
No entanto, isso ainda é pouco usado pelas mães brasileiras. Dados do acompanhamento dos bebês nascidos em 2004, em Pelotas, revelam que somente 21% das crianças aos 3 meses de idade dormem de barriga para cima.
Segundo Victora, a informação de que ao dormir de barriga para cima o bebê vai aspirar o vômito e se afogar não passa de uma crença popular incorreta. Ao deitar de lado ou com a barriga para baixo o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. “Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebês a parte do cérebro que controla este reflexo não está desenvolvida. Por isso, ele acaba morrendo por asfixia”, afirma o Dr. Cesar Victora.
Os riscos de dormir de barriga para baixo são semelhantes a dormir de lado. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”. O Dr. Cesar Victora é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o vômito: “é melhor engasgar do que morrer”.
A Pastoral da Criança, com base nos estudos brasileiros e na publicação Sudden infant death syndrome, de Rachel Y Moon, Rosemary S C Horne, Fern R Hauck (Lancet 2007; 370: 1578–87), orienta as mais de 1,4 milhão de famílias acompanhadas que os bebês devem dormir de barriga para cima. Segundo a publicação citada, a morte súbita é a maior causa de mortes entre bebês de 1 a 12 meses nos países desenvolvidos.
Embora a causa da MSI seja desconhecida, identificaram-se outros fatores que aumentam o risco de morte súbita (http://www.cdc.gov/SIDS/riskfactors.htm): são a exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento a exposição ao fumo no ambiente, o uso de colchões ou travesseiros muito moles, o superaquecimento do bebê, o leito compartilhado com outra/outras pessoas, o nascimento prematuro ou bebês com baixo peso ao nascer.
Segundo Victora, as evidências científicas são irrefutáveis e as academias de pediatria dos EUA e Inglaterra, por exemplo, já recomendam fortemente deitar o bebê de barriga para cima: “os países que promovem deitar o bebê de barriga para cima reduziram as mortes súbitas em mais da metade”.
Por definição, o diagnóstico de morte súbita é dado por exclusão: quando não se acham outras causas que podem explicar a morte da criança.
De barriga pra cima. Essa é a maneira correta de deitar a criança até completar um ano de vida para reduzir os riscos de morte súbita, segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

A afirmação é do Dr. Cesar Victora, doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pesquisador da UFPel e coordenador do Comitê de Mortalidade infantil da cidade de Pelotas desde o ano de 2006. Nesse ano foram constatados 10 casos de prováveis Mortes Súbitas na Infância (MSI), do total de 66 óbitos registrados entre os 4.248 nascidos vivos na cidade de Pelotas (RS). Segundo Victora, há formas de reduzir o risco de morte súbita em bebês e uma delas é deixá-los dormindo de barriga para cima.

No entanto, isso ainda é pouco usado pelas mães brasileiras. Dados do acompanhamento dos bebês nascidos em 2004, em Pelotas, revelam que somente 21% das crianças aos 3 meses de idade dormem de barriga para cima.

Segundo Victora, a informação de que ao dormir de barriga para cima o bebê vai aspirar o vômito e se afogar não passa de uma crença popular incorreta. Ao deitar de lado ou com a barriga para baixo o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. “Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebês a parte do cérebro que controla este reflexo não está desenvolvida. Por isso, ele acaba morrendo por asfixia”, afirma o Dr. Cesar Victora.

Os riscos de dormir de barriga para baixo são semelhantes a dormir de lado. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”. O Dr. Cesar Victora é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o vômito: “é melhor engasgar do que morrer”.

A Pastoral da Criança, com base nos estudos brasileiros e na publicação Sudden infant death syndrome, de Rachel Y Moon, Rosemary S C Horne, Fern R Hauck (Lancet 2007; 370: 1578–87), orienta as mais de 1,4 milhão de famílias acompanhadas que os bebês devem dormir de barriga para cima. Segundo a publicação citada, a morte súbita é a maior causa de mortes entre bebês de 1 a 12 meses nos países desenvolvidos.

Embora a causa da MSI seja desconhecida, identificaram-se outros fatores que aumentam o risco de morte súbita (http://www.cdc.gov/SIDS/riskfactors.htm): são a exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento a exposição ao fumo no ambiente, o uso de colchões ou travesseiros muito moles, o superaquecimento do bebê, o leito compartilhado com outra/outras pessoas, o nascimento prematuro ou bebês com baixo peso ao nascer.

Segundo Victora, as evidências científicas são irrefutáveis e as academias de pediatria dos EUA e Inglaterra, por exemplo, já recomendam fortemente deitar o bebê de barriga para cima: “os países que promovem deitar o bebê de barriga para cima reduziram as mortes súbitas em mais da metade”.
Por definição, o diagnóstico de morte súbita é dado por exclusão: quando não se acham outras causas que podem explicar a morte da criança.

Fonte: