quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cuidados para garantir a saúde ocular do bebê

Seu filho, ou alguma criança da comunidade, enxerga bem? Você sabe como observar se ele tem algum problema de visão? A saúde dos olhos deve ser observada desde o nascimento para que qualquer problema possa ser tratado o mais cedo possível. Além disso, não podemos esquecer da prevenção, que é fundamental em alguns distúrbios de visão.
Muitas crianças apresentam distúrbios de visão, o que pode afetar o convívio social e trazer problemas no aprendizado. Por isso, é importante que pais e professores saibam identificar esses problemas de visão para fazer o encaminhamento a um profissional de saúde que cuida disso.
É muito importante cuidar da visão desde a gestação. Hoje, existem mais de 40 milhões de pessoas cegas no mundo e pelo menos metade delas poderia estar enxergando se houvesse tido a prevenção no pré-natal. Assim, na gestação, o cuidado mais importante é seguir corretamente o pré-natal, evitando, ou pelo menos amenizando, problemas da mãe e do filho que vai nascer. Isto porque doenças como a rubéola e toxoplasmose, que podem afetar as mães nos três primeiros meses de gravidez, podem causar problemas de visão na criança. Os exames feitos no pré-natal ajudam a descobrir outras doenças que também podem levar à problemas de visão, como as doenças sexualmente transmissíveis.
As conjutivites podem aparecer nos primeiros dias de vida do bebê, devem ser examinadas pelo médico, para que o tratamento seja correto. E lembre-se: deve ser levada com urgência ao posto de saúde toda criança que apresentar, ao nascer, mancha branca na menina dos olhos, muito lacrimejamento, olhos muito grandes, olhos que balançam muito de um lado para o outro, ou crianças que não suportam a claridade.
SAIBA MAIS: A prevenção das doenças oculares começa na gestação do bebê, leia sobre isso em: wiki.pastoraldacrianca.org.br/maisjpc186
ESCUTE MAIS: A Pastoral da Criança tem um programa de rádio sobre esse assunto. Escute também no seu computador wiki.pastoraldacrianca.org.br/maisjpc186

 Fonte: Jornal Pastoral da Criança, nº186, maio 2102