sábado, 6 de dezembro de 2014

Voluntários - Celebração Dra. Zilda


 

Funções:

Museu - Receber as Caravanas e auxiliar no que for necessário; distribuição do lanche.
PUC - Receber as caravanas;
Barigui - Receber as caravanas;
Estádio - Receber as caravanas; receber moções; fornecer informações aos peregrinos.
Cemitério - Receber as Caravanas; fornecer informações aos peregrinos.

 

Perguntas e respostas

1 - O que é o Programa de Voluntários para a Celebração Dra. Zilda?
O Programa de Voluntários é uma oportunidade de centenas de pessoas de Curitiba participarem da “Celebração Dra. Zilda - Vida plena para todas as crianças” através da cessão do seu tempo e da prestação de serviços à Causa da Criança.
2 - Quantos voluntários participarão a Celebração Dra. Zilda?
Trabalhando nas ações diretamente ligadas ao evento do dia 10 e 11, serão aproximadamente 2 mil voluntários na “Celebração Dra. Zilda - Vida plena para todas as crianças”.
3 - Qual a idade mínima para ser voluntário no evento?
É necessário ter pelo menos 18 anos, completados antes do início do evento, para poder ser voluntário. Não existe limite máximo de idade.
4 - Como fazer para ser voluntário?
O Programa de Voluntários foi aberto e a inscrição pode ser feita pelo site www.pastoraldacrianca.org.br/pt/voluntarios-para-a-celebracao-dra-zilda ou pelo email contato@pci.org.br.
5 - Como será o processo?
O processo será composto por diversas fases (algumas presenciais e outras online), sendo a participação e aprovação em todas obrigatória:
- Inscrição no site - Online;
- Treinamento geral - Online (leitura de um documento a respeito do evento);
- Entrevistas individuais - Online por meio eletrônico;
- Informativos online - Leitura;
- Treinamento específico presencial (para cada função) - a ser realizado na Coordenação Nacional, Rua Jacarezinho, 1691 - Curitiba (PR) - também aos sábados ou domingos;
6 - Como acompanharei o processo de andamento do Programa ao longo do tempo?
Todas as informações são disponibilizadas no site www.pastoraldacrianca.org.br e, além disso, por e-mail.
7 - O que a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança irá fazer com minhas informações?
Suas informações serão mantidas confidenciais e sob a responsabilidade da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
8 - Eu poderei escolher em que área atuar?
Os voluntários poderão informar suas áreas de preferência. Porém, durante o processo de seleção, o perfil individual será verificado, assim como as habilidades de cada um.
9 - O que eu vou receber por trabalhar na Celebração Dra. Zilda?
O trabalho voluntário é por natureza um trabalho sem remuneração. Por conta disso, não haverá pagamento de nenhum tipo de salário ou ajuda de custo.
10 - Qual a duração do turno diário de trabalho voluntário?
O turno diário de trabalho voluntário durará até 6h. No dia 10, entre as 10h e 22h, sendo dois turnos (das 10h às 16h ou das 16h às 22h).
11 - Por quanto tempo preciso estar disponível para o evento?
É necessário ter disponibilidade principalmente no dia 10 de janeiro de 2015, das 10h às 22h, além dos dias de treinamento.
12 - Eu não moro em Curitiba. Vou poder participar?
Sim. Mas a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança não poderá se responsabilizar com os gastos de transporte e hospedagem para o dia do evento e para o dia do treinamento presencial.
13 - Como posso entrar em contato com o Programa de Voluntários?
Através do e-mail contato@pci.org.br ou pelo telefone: (41) 2105-0277.

Voluntariado, a força que transforma

Atualmente, é possível dizer que o voluntariado faz toda a diferença em qualquer país ou comunidade. A consciência da força do voluntariado como meio de transformação, nos mais diversos âmbitos, cresce a cada dia. Pessoas de diversas crenças e opiniões têm no voluntariado um ponto de encontro, em comum, para agir em prol do bem. Para quem quer ser voluntário, opções não faltam. Basta olhar em torno da sua comunidade e cada um descobrirá diversas instituições que necessitam da força e presença de voluntários: hospitais, igrejas, escolas, centros comunitários, etc. Basta disponibilidade de doar um pouco de tempo e abertura para trabalhar em equipe. voluntariado 1209
Como a Pastoral da Criança faz
Dentre as muitas opções de voluntariado, uma delas é a Pastoral da Criança, que abrange um trabalho com gestantes e crianças de zero a seis anos. O que move a Pastoral da Criança é a força de seu voluntariado espalhado por todo o país. São milhares de líderes atuando cotidianamente para que todos tenham vida e vida em abundância. Participe dessa ação voluntária. Os resultados são possíveis de sentir na própria vida, especialmente na alegria de servir a quem mais precisa. Informe-se: www.pastoraldacrianca.org.br
vera
 Ir. Vera Lúcia Altoé

“O voluntariado é a base do trabalho realizado pela Pastoral. Os voluntários propagam diariamente fé e vida, entre as crianças, famílias e gestantes acompanhadas em milhares de comunidades em todo o Brasil”, destaca Ir. Vera.

O voluntário é uma pessoa que se torna disponível para um serviço pessoal, espontâneo e gratuito. Quem faz voluntariado cumpre grandes atos de amor mesmo com pequenos gestos, sobretudo, se ajuda as pessoas em dificuldades. A Pastoral da Criança é uma grande rede de voluntários, que atua em todo o Brasil e em outros países também. 5 de dezembro é o dia da Pastoral da Criança em todo o Brasil, justamente para recordar a ação voluntária. Confira o que a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Verá Lúcia Altoé, diz sobre esse tema que simboliza a essência da instituição.

O que representa o voluntariado na Pastoral da Criança?

O voluntariado é a base do trabalho realizado pela Pastoral. Os voluntários propagam diariamente fé e vida, entre as crianças, famílias e gestantes acompanhadas em milhares de comunidades em todo o Brasil.

Onde a Pastoral da Criança atua? A quem procurar para contribuir como voluntário na Pastoral da Criança?

A atuação da Pastoral da Criança acontece nas comunidades com gestantes e crianças menores de seis anos.Para se tornar um voluntário, procure o coordenador ou a coordenadora da Pastoral da Criança da paróquia mais próxima de você. Também pode fazer contato através do nosso site: www.pastoraldacrianca.org.br

Como é possível atuar na Pastoral da Criança?

A atuação voluntária na Pastoral da Criança pode ser realizada de diversas formas, dependendo da sua vontade e disponibilidade de tempo. Você pode atuar como: líder, brinquedista, brincador, articulador em saúde, capacitador, multiplicador, apoio, comunicador popular, na informática, sendo assessor de imprensa na comunidade, palestrante. Enfim, de várias maneiras.

Ir. Vera, quem é o líder comunitário da Pastoral da Criança? O que ele faz?

O líder é o principal voluntário da Pastoral da Criança, que leva orientações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania as famílias que acompanha. O líder precisa ter disponibilidade para desenvolver três atividades na Pastoral da Criança. A primeira atividade é fazer a visita domiciliar. Segunda: reunir essas crianças e essas mães e fazer o dia da Celebração da Vida. E o terceiro momento é avaliar o desenvolvimento dessas crianças, que nós da Pastoral da Criança chamamos de Reunião de Reflexão e Avaliação.
Leia a entrevista na íntegra: Entrevista com Ir. Verá Lúcia Altoé - coordenadora nacional
http://www.pastoraldacrianca.org.br/pt/tema/3369-voluntariado-a-forca-que-transforma