quinta-feira, 12 de março de 2015

Educar sem violência é possível

10 mandamentos
10 Mandamentos para a Paz na Família: estímulo ao diálogo familiar
Ser pai e mãe é um aprendizado diário. As crianças crescem e junto vem um monte de perguntas, curiosidade e, também, má criação dos pequenos... Mas, e nestas situações, como fazer com que a criança compreenda que os pais querem o melhor para elas? Como dizer não e saber lidar com momentos de rebeldia das crianças sem violência e fazendo com que os filhos compreendam a importância da palavra dos pais?

“Orientamos para conversar com a criança com firmeza, se for preciso baixar, pegar no ombrinho da criança pra que ela olhe, ouça e preste atenção”, ensina a coordenadora estadual da Pastoral da Criança em Tocantins, Erdiléia Araújo Santana. Assim como acontece no Estado do Tocantins, a Pastoral da Criança incentiva em todas as comunidades que atua que os pais conversem com seus filhos, mostrando que mesmo contrariados, o que os pais falam é para o bem da criança.

Paz na família

O material que as líderes mais utilizam para estimular o diálogo são os “10 mandamentos para a paz na família”. Eles sintetizam os princípios para se ter uma família que dialogue, estimulando uma cultura de paz e não violênciadentro da casa. “Nós fazemos o trabalho nas famílias – mesmo sem ser acompanhadas – de entregar e conversar sobre os 10 mandamentos da paz na família, porque lá tem uma parte que diz que é melhor orientar na conversa do que bater”, explica Erdiléia.
Dra. Zilda
"Em um lar sem brigas, as crianças crescem mais seguras, mais felizes e os adultos e sentem mais apoiados e confiantes no futuro”.
A coordenadora conta ainda que panfletos com os 10 mandamentos é entregue a cada família visitada. A ideia é que isso possa ser compartilhado com outras pessoas, como familiares e vizinhos, “para ir diminuindo esse grande índice de violência contra criança”, relata. Mesmo assim, não é incomum encontrar casos de violência, como surras, com a justificativa de educar, e o castigo. Nas casas onde o alcoolismo está presente, a situação é mais grave. “Pais alcoolizados usam de sua autoridade para bater nas criança. Isso acontece muito, inclusive com as mães”, revela a coordenadora.
Papa Francisco
"A família é um elemento essencial para todo e qualquer progresso humano e social sustentável”.
Segundo Erdiléia, em Tocantins, as famílias têm encontrado outro meio para aprender a se integrar: os encontros de casais promovidos pela Igreja local. No estado são realizados encontros para casais de segunda união e para casais que vivem juntos, por exemplo, onde são abordadas orientações de como lidar com as crianças. “Hoje, muitas pessoas dizem que as crianças não têm mais limites, mas isso parte da falta de limites do adulto”, indica a coordenadora. Para ela, a educação da criança é reflexo do que os pais são: “A criança vai se habituar a tratar o próximo do jeito que tratam ela”. Por isso, a Pastoral da Criança ensina que saber educar, impor autoridade e ser ouvido pelos pequenos nada tem a ver com violência, mas com paz na família.