terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Noite feliz


Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus  
 
Noite feliz, noite feliz
Ó Jesus, Deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar  
 
Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores, seus anjos no céu
Anunciando a chegada de Deus
De jesus Salvador
De jesus Salvador

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cuidados para garantir a saúde ocular do bebê

Seu filho, ou alguma criança da comunidade, enxerga bem? Você sabe como observar se ele tem algum problema de visão? A saúde dos olhos deve ser observada desde o nascimento para que qualquer problema possa ser tratado o mais cedo possível. Além disso, não podemos esquecer da prevenção, que é fundamental em alguns distúrbios de visão.
Muitas crianças apresentam distúrbios de visão, o que pode afetar o convívio social e trazer problemas no aprendizado. Por isso, é importante que pais e professores saibam identificar esses problemas de visão para fazer o encaminhamento a um profissional de saúde que cuida disso.
É muito importante cuidar da visão desde a gestação. Hoje, existem mais de 40 milhões de pessoas cegas no mundo e pelo menos metade delas poderia estar enxergando se houvesse tido a prevenção no pré-natal. Assim, na gestação, o cuidado mais importante é seguir corretamente o pré-natal, evitando, ou pelo menos amenizando, problemas da mãe e do filho que vai nascer. Isto porque doenças como a rubéola e toxoplasmose, que podem afetar as mães nos três primeiros meses de gravidez, podem causar problemas de visão na criança. Os exames feitos no pré-natal ajudam a descobrir outras doenças que também podem levar à problemas de visão, como as doenças sexualmente transmissíveis.
As conjutivites podem aparecer nos primeiros dias de vida do bebê, devem ser examinadas pelo médico, para que o tratamento seja correto. E lembre-se: deve ser levada com urgência ao posto de saúde toda criança que apresentar, ao nascer, mancha branca na menina dos olhos, muito lacrimejamento, olhos muito grandes, olhos que balançam muito de um lado para o outro, ou crianças que não suportam a claridade.
SAIBA MAIS: A prevenção das doenças oculares começa na gestação do bebê, leia sobre isso em: wiki.pastoraldacrianca.org.br/maisjpc186
ESCUTE MAIS: A Pastoral da Criança tem um programa de rádio sobre esse assunto. Escute também no seu computador wiki.pastoraldacrianca.org.br/maisjpc186

 Fonte: Jornal Pastoral da Criança, nº186, maio 2102

terça-feira, 17 de abril de 2012

Momento novo

Deus chama a gente prum momento novo
de caminhar junto com o Seu povo.
É hora de transformar o que não dá mais
Sozinho, isolado, ninguém é capaz

Não é possível crer que tudo é fácil
Há muita força que produz a morte
gerando dor, tristeza e desolação.
É necessário unir o cordão.

Por isso vem entra na roda com a gente também,
você é muito importante.

A força que hoje faz brotar a vida
habita em nós pela sua graça.
É ele quem nos convida pra trabalhar,
o amor repartir e as forças juntar.

Voluntariado

A Pastoral da Criança está presente nas comunidades para agir na promoção da saúde e do desenvolvimento integral de gestantes, crianças e suas famílias. Essa ação acontece porque há pessoas que se comprometem a fazer um trabalho *voluntário*, no qual compartilham seus conhecimentos, experiências e uma parte do seu tempo. São pessoas que vivem e demonstram com seu exemplo o amor ao próximo. É um verdadeiro trabalho de Caridade Cristã.

Os *voluntários* da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Ser voluntário na Pastoral da Criança significa:

   * fazer parte da Missão da Pastoral da Criança;

   * servir com amor e dedicação a criança e as famílias carentes;

   * ter compromisso Cristão a serviço da vida e da esperança e da paz;

   * lutar para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância;

   * conhecer e participar das ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania;

   * vivenciar a mística da Pastoral, que une Fé e Vida;

   * participar da organização da comunidade;

   * atuar na prevenção das causas da mortalidade infantil e da violência;

   * estar comprometido com mudanças sociais.


Quero ser voluntário - líder, brinquedista, articulador, capacitador - o que devo fazer?

Entre em contato com a coordenação da Pastoral da Criança mais próxima.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Aleitamento materno

 
O leite materno é completo para o bebê. É o único alimento de que ele precisa até os seis meses de idade. Por isso, é bom conversar com a gestante, com o companheiro e com toda família sobre a importância da amamentação. Quando o companheiro e outras pessoas da família incentivam o aleitamento materno, a mãe fica mais tranqüila e amamenta seu bebê por mais tempo.
As conversas sobre amamentação podem se basear no que a gestante e seu companheiro querem saber. Isso facilita que as orientações do líder sejam ouvidas e colocadas em prática.
Um bom começo é conversar sobre as experiências de amamentação que a gestante conhece. O que irmãs, avós, sogra, mãe, amigas e o companheiro falam sobre a amamentação pode influenciar a gestante na sua vontade de amamentar.
Líder para animar a mãe a amamentar, converse sobre as vantagens da amamentação para o bebê:
·        O leite materno protege o bebê contra doenças como alergias, diarréia, resfriado, infecções urinárias e respiratórias;
·        Ele é de fácil digestão;
·        Mamar desenvolve e fortalece a musculatura da boca do bebê, melhorando a mastigação, o ato de engolir e a fala;
·        É um momento muito especial, que fortalece a relação entre mãe e filho e transmite segurança, carinho e o amor de que ele precisa para se desenvolver bem;
·        É alimento completo.   
" Ninguém jamais odiou sua própria carne.
Pelo contrário, alimenta-a e a cerca de cuidados,
como Cristo faz com a igreja."
                               Ef 5,29