O leite materno é completo para o bebê. É o único alimento de que ele precisa até os seis meses de idade. Por isso, é bom conversar com a gestante, com o companheiro e com toda família sobre a importância da amamentação. Quando o companheiro e outras pessoas da família incentivam o aleitamento materno, a mãe fica mais tranqüila e amamenta seu bebê por mais tempo.
As conversas sobre amamentação podem se basear no que a gestante e seu companheiro querem saber. Isso facilita que as orientações do líder sejam ouvidas e colocadas em prática.
Um bom começo é conversar sobre as experiências de amamentação que a gestante conhece. O que irmãs, avós, sogra, mãe, amigas e o companheiro falam sobre a amamentação pode influenciar a gestante na sua vontade de amamentar.
Líder para animar a mãe a amamentar, converse sobre as vantagens da amamentação para o bebê:
· O leite materno protege o bebê contra doenças como alergias, diarréia, resfriado, infecções urinárias e respiratórias;
· Ele é de fácil digestão;
· Mamar desenvolve e fortalece a musculatura da boca do bebê, melhorando a mastigação, o ato de engolir e a fala;
· É um momento muito especial, que fortalece a relação entre mãe e filho e transmite segurança, carinho e o amor de que ele precisa para se desenvolver bem;
· É alimento completo.
" Ninguém jamais odiou sua própria carne.
Pelo contrário, alimenta-a e a cerca de cuidados,
como Cristo faz com a igreja."
Ef 5,29