Como a Pastoral da Criança faz
Ir. Vera Lúcia Altoé
“O voluntariado é a base do trabalho realizado pela Pastoral. Os voluntários propagam diariamente fé e vida, entre as crianças, famílias e gestantes acompanhadas em milhares de comunidades em todo o Brasil”, destaca Ir. Vera.
O voluntário é uma pessoa que se torna disponível para um serviço pessoal, espontâneo e gratuito. Quem faz voluntariado cumpre grandes atos de amor mesmo com pequenos gestos, sobretudo, se ajuda as pessoas em dificuldades. A Pastoral da Criança é uma grande rede de voluntários, que atua em todo o Brasil e em outros países também. 5 de dezembro é o dia da Pastoral da Criança em todo o Brasil, justamente para recordar a ação voluntária. Confira o que a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Verá Lúcia Altoé, diz sobre esse tema que simboliza a essência da instituição.O que representa o voluntariado na Pastoral da Criança?
O voluntariado é a base do trabalho realizado pela Pastoral. Os voluntários propagam diariamente fé e vida, entre as crianças, famílias e gestantes acompanhadas em milhares de comunidades em todo o Brasil.Onde a Pastoral da Criança atua? A quem procurar para contribuir como voluntário na Pastoral da Criança?
A atuação da Pastoral da Criança acontece nas comunidades com gestantes e crianças menores de seis anos.Para se tornar um voluntário, procure o coordenador ou a coordenadora da Pastoral da Criança da paróquia mais próxima de você. Também pode fazer contato através do nosso site: www.pastoraldacrianca.org.brComo é possível atuar na Pastoral da Criança?
A atuação voluntária na Pastoral da Criança pode ser realizada de diversas formas, dependendo da sua vontade e disponibilidade de tempo. Você pode atuar como: líder, brinquedista, brincador, articulador em saúde, capacitador, multiplicador, apoio, comunicador popular, na informática, sendo assessor de imprensa na comunidade, palestrante. Enfim, de várias maneiras.Ir. Vera, quem é o líder comunitário da Pastoral da Criança? O que ele faz?
O líder é o principal voluntário da Pastoral da Criança, que leva orientações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania as famílias que acompanha. O líder precisa ter disponibilidade para desenvolver três atividades na Pastoral da Criança. A primeira atividade é fazer a visita domiciliar. Segunda: reunir essas crianças e essas mães e fazer o dia da Celebração da Vida. E o terceiro momento é avaliar o desenvolvimento dessas crianças, que nós da Pastoral da Criança chamamos de Reunião de Reflexão e Avaliação.Leia a entrevista na íntegra: Entrevista com Ir. Verá Lúcia Altoé - coordenadora nacional
http://www.pastoraldacrianca.org.br/pt/tema/3369-voluntariado-a-forca-que-transforma
Nenhum comentário:
Postar um comentário