quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CAMPANHAS PARA A PREVENÇÃO DE MORTE SÚBITA NA INFÂNCIA


No ano de 1983 nos EUA a taxa de morte súbita era de 1,5 por mil nascidos vivos. Dez anos depois, a taxa de morte súbita se mantinha estável. No ano 1992 a Academia Americana de Pediatria, em conjunto com a campanha educacional conhecida como “Back to Sleep”, recomendaram colocar as crianças para dormir com a barriga para cima, com o intuito de diminuir o risco deMSI. Esta iniciativa contribuiu para reduzir a incidência de MSI. Esta estratégica conseguira reduzir a incidência de MSI em 60%, de 1,2 óbitos por MSI por mil nascidos vivos em 1992 para 0,49 óbitos por mil no ano 2003 como se observa na Figura 1.

Figura 1: Taxas de óbito por morte súbita infantil nos EUA, 1988-2003
Fonte: CDC and National Center for Hearth Statistics.

Esta redução dos óbitos infantis por MSI ocorreu em diversos países após o desenvolvimento de campanhas semelhantes que promoviam colocar a criança barriga para acima para dormir. Como exemplo, a campanha desenvolvida em 1991 na Inglaterra conseguiu reduzir o número de óbitos por MSI em 75%, como se observa na figura 2.


Figura 2: Taxas de óbito por morte súbita infantil na Inglaterra e Wales, 1984- 2003.

Uma vez que campanhas que recomendam a posição para dormir de barriga para acima mostraram importantes reduções dos óbitos por SMI, justifica-se plenamente a adoção desta medida em atividades de educação em saúde.

Fonte:Pastoral da Criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário