quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Dengue: a solução começa em casa

mosquito da dengue K raykerPrevenir a dengue é algo que realmente começa em casa e cada um pode, e deve, fazer a sua parte. Os esforços do poder público devem continuar e aumentar, mas não serão suficientes se cada cidadão deixar de tomar certos cuidados diários, aqueles que são capazes de impedir que a dengue se alastre. É é tudo tão simples. Basta boa vontade e consciência comunitária, porque aquilo que uma pessoa faz em sua casa ou não, tem o poder de afetar toda a vizinhança.
Não deixar água parada; retirar das áreas livres recipientes que possam acumular água; cuidar com a coleta do lixo; tampar a caixa d'água... são medidas eficazes e possíveis para impedir o avanço da dengue. Cada um pode ajudar a conscientizar sua vizinhança e comunidade sobre como colaborar nas medidas de prevenção.
Informe-se no seu município como colaborar e procure saber se todas as medidas estão sendo tomadas pelos órgãos competentes para combater a doença.

Sobre a Dengue

Você já reparou que em quase todos os dias há notícia sobre dengue? O que é essa doença? Como se propaga? O que podemos fazer para nos previnir? Essas e outras perguntas são respondidas pela assistente técnica da coordenação nacional da Pastoral da Criança, Thereza Kaiser.

O que é a dengue?

É uma doença viral transmitida por um mosquito, sendo uma das mais importantes que afetam o ser humano. Constitui-se em um sério problema se saúde pública.

Como acontece o contágio da dengue? Quais são os tipos de dengue que existem?

Pela picada do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito pica uma pessoa infectada, se contamina e, ao picar uma outra pessoa, está transmitindo a doença. Existem quatro tipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil, já existem os quatro tipos de dengue.

O que é a dengue hemorrágica?

É um quadro grave da dengue e se caracteriza por alterações na coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente, se assemelha à dengue clássica, febre alta, dores no corpo, nas articulações. Mas após o terceiro ou quarto dia de evolução, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. A dengue hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas e pode levar à morte.

Quais são os sintomas da dengue?

Febre alta de 39° a 40°: esse é um sinal característico da dengue, que dura de dois a sete dias. Com dor de cabeça, dores no corpo, nas articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção na pele e coceira. Também pode haver perda de peso, náusea e vômito, sangramento de nariz, gengiva, dor na barriga intensa e contínua. Vômitos persistentes, letargia, sonolência e irritabilidade, hipotensão e tontura podem indicar um sinal de alarme ou de agravamento da doença.

Como se trata a dengue?

Não há tratamento específico. Até o momento, não existe vacina para tratar dengue. A medicação é apenas sintomática. O paciente deve permanecer em repouso e iniciar a hidratação oral. Tomar bastante líquido, seja suco, seja chá, soro caseiro, água de coco. Os medicamentos só podem ser receitados por médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário