sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de outubro, Dia Mundial de Lavar as Mãos

Lançado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos, é comemorado no dia 15 de outubro. É um evento que acontece em diversos países e tem por objetivo ressaltar a importância do ato de lavar as mãos.No Brasil, a Pastoral da Criança também é parceira dessa campanha e incentiva que os seus mais de 232 mil voluntários levem essa informação para as famílias acompanhadas em suas 40 mil comunidades.

Lavar as mãos previne muitas doenças

Muitas pessoas não sabem, mas existe um jeito  simples e barato para prevenir doenças como gripes, resfriados, conjuntivites, pneumonia e diarréias: lavar as mãos com água e sabão. Ao esfregar os dedos e as palmas com sabonete e água corrente, a maioria dos germes causadores de doenças são removidos juntamente com a sujeira acumulada durante o dia.  
“Temos milhares de bactérias no corpo, algumas naturais e outras não”, diz o médico infectologista Marcos Antonio Cyrillo, da Sociedade Brasileira de Infectologia. “Ao lavarmos as mãos, diminuímos a quantidade de microorganismos nelas. Assim, reduzimos a contaminação e a chance de nos infectarmos com doenças como poliomielite, hepatite e pneumonia”, explica o especialista.
Existem, no mínimo, cinco  momentos durante o dia em que lavar as mãos é muito importante: antes do café da manhã, do almoço e do jantar, logo após usar o banheiro e durante o banho. Devemos também lavar as mãos após mexer no lixo, ao trocar as fraldas de um bebê, antes de manusear lentes de contato e em qualquer momento em que nossas mãos estiverem sujas.
O Dia Mundial de Lavar as Mãos é fruto de uma parceria que envolve governos, instituições internacionais, organizações não-governamentais, e empresas privadas.
No Brasil, o Dia Mundial de Lavar as Mãos está sendo comemorado pela primeira vez este ano.  Trata-se de uma iniciativa do sabonete Lifebuoy, que tem como missão social promover o hábito de lavar as mãos, ajudando, assim, a melhorar os hábitos de higiene da população e a prevenir doenças.

 Como lavar as mãos?
 
 O ato de lavar as mãos deve privilegiar toda a superfície das mãos, incluindo o dorso, a palma e os dedos. Deve durar, no mínimo, 30 segundos. De acordo com Marcos Antônio Cyrillo, para lavar as mãos deve-se “tirar anéis, relógios e pulseiras e lavar toda a mão”. O Dr. Marcos também orienta que, se possível, as pessoas, depois de lavar as mãos, procurem fechar a torneira com uma toalha de papel, por exemplo.
Já para ensinar as crianças, a dica é não passar para elas o medo de doenças. Use sempre exemplos positivos, como o valor da higiene ou o perfume bom do sabonete ou até mesmo sabonetes coloridos. Você pode também inventar algum jogo, como fez a FIFA em seu site: “Proteja seu gol com uma defesa forte; proteja-se das infecções lavando as mãos antes de comer, cozinhar e usar o banheiro” – diz a página da entidade máxima do futebol. Entretanto, não são só as crianças que merecem atenção. Adultos também precisam reforçar seus hábitos de higiene para prevenir doenças.
Líder: é importante lembrar as famílias de sua comunidade que a água deve ser usada de modo consciente. Assim, a torneira deve estar fechada enquanto as mãos são ensaboadas. Outro recado: lavar as mãos é muito importante e ajuda a prevenir doenças, mas não substitui as vacinas. Oriente, então, as famílias que você acompanha para esses dois pontos fundamentais para a saúde: lavar as mãos frequentemente e vacinação em dia!

                                                                  Fonte:www.pastoraldacrianca.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário