sexta-feira, 1 de outubro de 2010

COMO A PASTORAL DA CRIANÇA EVANGELIZA?


A Pastoral da Criança desde a sua formação  em 1983 trabalha com a fé e com a vida, no contexto da família e da comunidade. A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, situado no Distrito Stella Câmara de Dubois, município de Jaguaquara / BA procura por meio de seus líderes voluntários bem como todas as outras paróquias da diocese de Jequié e demais países, dá continuidade à missão salvífica  da Pastoral da Criança.
No Distrito a Pastoral conta com o apoio de 25 líderes comunitários, mais a equipe de apoio para juntos levarem vida em abundância a todos as 223 crianças menores de 6 anos que acompanha, realizando as três ações fundamentais para que haja Pastoral na paróquia ou comunidade.
Visita domiciliar: É o momento onde o líder tem oportunidade de conversar, orientar às famílias (gestantes, pais e familiares da criança) que são acompanhadas sobre os cuidados com saúde, educação, nutrição, cidadania, é também o momento de ouvir o que as famílias têm a dizer, desse modo o líder se assemelha a figura do bom pastor que ouvi os anseios do seu povo. 

Após a visita domiciliar que acontece uma vez por mês, o líder organiza a celebração da vida, momento em que as famílias se reúnem para celebrar o desenvolvimento de suas crianças, é nesse dia que as crianças são pesadas. É um momento muito importante para as comunidades, em que damos graças a Deus pela vida, Ele que é o Deus da Vida. Dessa forma o líder dá sua vida pelas crianças,assim como Jesus fez com as ovelhas, pois se preocupa com o seu desenvolvimento.
A terceira atividade do líder é a reunião para reflexão e avaliação. Nessa reunião mensal os líderes avaliam o trabalho realizado e também conversam aprendem mais e celebram o dom da vida, encontrando solução para muitos dos problemas que afetam a saúde dos pequeninos. 
Maria Betânia Silva voluntária a 6 seis anos diz: ao realizar essa três ações mensais o líder vê de perto a situação das famílias e pode melhor ajudá-las criando assim um laço maior de amizade e confiança  entre elas - salienta.
                                                       Nayane Gonçalves-Comunicadora Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário