domingo, 31 de maio de 2015

Globo e Pastoral da Criança lançam campanha “Toda gestação dura 1000 dias”

Aplicativo, filme na programação e ações nas mídias sociais chamam a atenção para a importância dos cuidados nos primeiros 1000 dias de vida da criança.
1000 dias
A chegada de um bebê é um momento único e emocionante para uma família, especialmente para a mãe e o pai. E também uma época de muitas dúvidas e descobertas. Depois do nascimento, é com a mãe que o recém-nascido cria os vínculos mais fortes, com uma intensa relação de proteção e carinho. E os primeiros 1000 dias de um bebê são determinantes para sua saúde pelo resto da vida. Em homenagem ao Dia das Mães, celebrado neste dia 10 de maio, a Globo e a Pastoral da Criança lançam a campanha nacional ‘Toda gestação dura 1000 dias’. Este título refere-se ao período que vai do início da gestação até os dois anos de idade e à importância dos cuidados nesta etapa determinante para a saúde pelo resto da vida: 270 dias (9 meses) + 365 dias (1º ano) + 365 dias (2º ano) = 1000 dias.
Nestes mais de 30 anos de experiência em todas as regiões do Brasil, os líderes da Pastoral da Criança compartilham orientações de saúde, educação, nutrição e cidadania com gestantes, crianças e famílias. Esse trabalho voluntário tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças, garantindo as condições para a vida plena.
“A Pastoral da Criança tem um trabalho nacionalmente reconhecido e relevante para a saúde de milhares de mães e crianças brasileiras. Ficamos muito satisfeitos em colaborar e colocar à disposição desse esforço nosso poder de comunicação e de mobilização social. Parceiros desde o primeiro Criança Esperança, há 30 anos, mais uma vez somamos forças pela infância no país”, destaca Sérgio Valente, diretor de Comunicação da Globo.

A campanha

Um filme de 30 segundos, desenvolvido pela área de Comunicação da Globo, será veiculado na programação, para apresentar a campanha e convidar o público para conhecer mais detalhes. Com a proteção como mote, o material intercala cenas de amor e carinho entre mãe e filho. A ideia é mostrar que, ainda que seja impossível proteger os filhos de tombos, joelhos ralados ou a dor de um amor não correspondido, a proteção e cuidado que se tem com as crianças nos primeiros dois anos de vida é fundamental para toda a vida.
A campanha contará também com o aplicativo “1000 dias”, com conteúdo desenvolvido pela equipe técnica da Pastoral da Criança. Qualquer mãe com acesso à internet poderá se cadastrar e receber mensagens de acordo com o tempo de gestação ou a idade do bebê após o nascimento, até que a criança complete o segundo ano de vida. Quem baixar o aplicativo terá a oportunidade de acompanhar, semana a semana, o desenvolvimento gestacional e demais informações que fazem a diferença no desenvolvimento da criança.
As fotos que ilustram o aplicativo foram feitas por Bruno Bralfperr, em uma comunidade de São Paulo (SP), com mulheres acompanhadas pela Pastoral da Criança e seus filhos em atividades rotineiras.
Dicas sobre o tema também estarão presentes nas mídias sociais, a partir de vídeos com a participação de atores do elenco da Globo, como Fernanda Machado, Carolina Dieckmann, Murilo Rosa e Malvino Salvador.
“Os conhecimentos científicos estão disponíveis há muitos anos, mas poucos os conhecem. Com a Campanha do Soro Caseiro, aprendemos sobre o grande potencial da comunicação social na mudança de hábitos das famílias. Temos convicção que, com esta campanha sobre os 1000 dias, muitas vidas serão salvas e as crianças terão uma perspectiva de uma velhice saudável, visto que as doenças que mais acometem os idosos têm forte ligação com os cuidados recebidos nestes primeiros 1000 dias de vida”, afirma Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança.

Ciência e ação

Uma das mais relevantes e atuais pesquisas sobre o impacto do baixo peso ao nascer foi desenvolvida pelo médico e pesquisador inglês David Barker. Seus estudos revelaram que pessoas que nascem com baixo peso têm maior risco de desenvolver doenças do coração, colesterol, diabetes, obesidade, pressão alta, problemas no funcionamento dos rins, osteoporose, entre outras doenças. No Brasil, o médico Cesar Victora, da Universidade de Pelotas (RS), é uma das referências no assunto e um parceiro da Pastoral da Criança.
Nos últimos 20 anos, apesar da queda da 
mortalidade infantil, aumentou o número de bebês nascendo com peso baixo (com menos de 2,5 kg) e prematuros. Por isso, o voluntariado da Pastoral da Criança vem intensificando suas ações na conscientização sobre os 1000 dias, orientando mulheres sobre cuidados na gestaçãoaleitamento materno, alimentação, vacinação e desenvolvimento infantil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário