sábado, 11 de dezembro de 2010

DIA DE FESTA!



A Pastoral da Criança da diocese de Jequié-Ba realizou no último final de semana o II Congresso Diocesano, com tema Vida e Missão e lema Drª Zilda, modelo de fé e vida, realizado no Colégio Social de Jequié, o evento contou com a presença da Irma Vera Lúcia Altoé, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Zofia Kusy coordenadora Estadual, Maria Luíza Mota, coordenadora diocesana, além de coordenadores de ramo de toda a diocese.

O evento teve início na noite do sábado (04/12) onde foi feita a apresentação da diocese para a Irmã Vera e demais presentes onde ela até brincou dizendo que a diocese era cheia de frutos por causa dos nomes das áreas cacau, café e umbu. Após a apresentação a Ir. Vera explanou para os coordenadores sobre o tema: Missão e Serviço na Pastoral da Criança.

O Congresso teve continuidade na manhã do domingo (05/12)  com a formação da mesa de honra estando nela a Irma Vera Lúcia, Irmã Maria Luíza, Irmã Lúcia- coordenadora diocesana eleita para o exercício 2011/2013-, o Padre Waldomiro,-representando o bispo diocesano Dom Cristiano Jakob Krapf-, Lélea Amaral- Secretária Municipal do Desenvolvimento Social /Jequié. 

Desfeita a mesa foi entoado o Hino Nacional Brasileiro e em seguida, em poucas palavras a Irmã Vera pede que Drª Zilda (hoje em outra dimensão espiritual) dê forças e coragem para que todos possam continuar com o maravilhoso trabalho iniciado por ela. Em seguida dá-se início à apresentação do Coral do Projovem formado  por adolescentes do Bairro do Mandacaru e Bela Vista/Jequié

Dom Cristiano krapf- bispo diocesano- falou sobre a importância do II Congresso para a Pastoral da Criança disse que esse evento serve para motivar as pessoas a continuarem o trabalho da Pastoral. A jovem Tailane Lopes, integrante do grupo Artiface da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus/Jequié que declamou junto com o grupo a oração do líder disse: o grupo Artiface não se preparou somente para esta apresentação no Congresso, todo o grupo já trabalha ativamente em sua comunidade com os diversos temas da Pastoral da Criança.  

Deu-se continuidade às apresentações com o samba de roda do grupo da cidade de Jequié o samba estava tão convidativo que nem o Bispo nem a Irmã Vera resistiram, entraram na roda sambaram e se divertiram. Ir.Vera questionada sobre como se sentiu ao sambar, muito feliz e respirando forte disse:... senti uma emoção muito forte, é uma energia positiva.



As atividades parte da manhã foram encerradas com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Exmo. Bispo diocesano Dom Cristiano Krapf.


As atividades na parte da tarde foram iniciadas com festa, o Ministério Arco-íris, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/Jequié (www.ministerioarcoiris.blogspot.com) trouxe bastante animação, “olha o que fez Jesus em mim” foi o refrão mais cantado, mas, sem dúvida, foi a “pipoca” que tirou o cansaço das pessoas, foi maravilhoso ver aquela multidão pulando de um lado para outro que nem pipoca e pedido mais.





A Irmã Vera Lúcia continuou o Congresso agora com sua palestra que retrata o tema do Congresso Drª Zilda Modelo de Fé e Vida onde além de engrandecer o trabalho realizado pela Drª Zilda, falou da importância e do compromisso de cada um dos que se empenham em servir a Pastoral da Criança.

Foi um dia repleto de muita alegria, entusiasmo e emoção principalmente quando a Ir. Luiza após oito (8) anos entrega a coordenação diocesana para a Ir. Maria Lúcia Souza que também faz parte da Congregação Medianeira da Paz. Ir. Luiza agradece a todos pela presença, participação, compromisso e responsabilidade para com a Pastoral da Criança.

Jackson de Jesus Santos
Comunicador Popular- Santa Inês/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário